Vereador denuncia máquina de ressonância quebrada e mais de mil pacientes aguardando por exames

por Marcio Camilo da Cruz publicado 10/03/2023 12h35, última modificação 10/03/2023 12h35

A máquina de Ressonância Magnética do Hospital Regional de Cáceres está quebrada há um ano. Com isso, mais de mil pacientes em tratamento de Câncer estão na fila de espera por um exame. 

As informações fazem parte de uma Indicação do vereador Isaías Bezerra (CIDADANIA), apresentada durante a sessão ordinária desta semana. No documento, ele pede que a deputada estadual Janaina Riva cobre do Governo do Estado uma resolução urgente para o caso. O pedido foi feito a parlamentar, por se tratar de um equipamento sob a responsabilidade da gestão estadual. 

Na justificativa da Indicação 134/23, Isaías afirma que seu gabinete tem recebido inúmeras reclamações sobre a falta do aparelho de ressonância magnética do Hospital Regional de Cáceres. 

Ele reforça que o aparelho está há mais um ano quebrado, e isso só tem aumentado a fila de espera por exames. 

Acrescenta que há relatos de pacientes, com fortes dores, que aguardam há quase um ano por uma ressonância magnética via SUS. 

"Alguns estão cansados de esperar, e estão decidindo pedir ajuda para familiares e amigos, pagar a ressonância em clínicas particulares, sem poder, sendo que os exames variam entre R$ 800,00 (oitocentos reais) e R$ 1.400,00 (um mil e quatrocentos reais)", aponta o parlamentar. 

Por fim, enfatiza que a situação é grave e que a falta da máquina pode resultar em mortes de pessoas que estão à espera por um exame no hospital regional.

OUTRAS PROPOSTAS

Durante a sessão, o parlamentar ainda apresentou uma emenda parlamentar e mais três indicações voltadas para a infraestrutura da cidade. Confira abaixo:

- Indicar se é viável incluir no cronograma o Patrolamento e Cascalhamento nas Ruas das Avencas localizada após o Cemitério Park dos Ipês até a Rua Pedro Alexandrino principalmente próximo a Torre da Rádio Difusora (nº 129/2023);

- Indicar se é viável incluir no cronograma o Patrolamento e Cascalhamento das Ruas no Bairro Jardim das Oliveiras após o Canal (n° 130/2023);

- Indicar se é viável incluir no cronograma o Patrolamento e Cascalhamento das Ruas do Bairro Jardim Cidade Nova (n° 131/2023);

- Emenda Parlamentar de número 13/2023: SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 07, DE 29 DE ABRIL DE 2021. "Institui o Código de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Cáceres."

As propostas em detalhe de Isaías e dos demais vereadores e vereadoras de cáceres podem ser conferidas através do link: https://sapl.caceres.mt.leg.br/sessao/pauta-sessao/340/


Por Marcio Camilo
Imprensa Câmara de Cáceres