Vereador solicita que Guarda Municipal faça seguranças dos alunos em Cáceres
A segurança nas escolas continua sendo tema bastante debatido pelos vereadores e vereadoras de Cáceres, nas últimas semanas. Dessa vez, foi o vereador Isaías Bezerra que levantou a problemática, durante sessão ordinária desta semana. Ele fez uma indicação para pedir que a Guarda Municipal faça patrulhamento, no sentido de reforçar a segurança nas creches e escolas no município.
O pedido segue a repercussão da tragédia na creche de Blumenau (SC), em que quatro crianças foram mortas e outras quatro ficaram feridas. Ela destaca que outros municípios já estão utilizando suas guardas, como saída paliativa. No caso, o policiamento tem sido feito na entrada e saída dos alunos.
"Portanto, uma medida preventiva deve ser tomada com urgência pelo Município, não podendo ficarmos esperando o registro de mais um massacre, devendo a secretaria municipal de Educação juntamente com a Excelentíssima Prefeita Municipal Antônia Eliene Liberato Dias, adotarem as providências legais necessárias, para a utilização da Guarda Municipal na segurança das Creches e Escolas Municipais", reforça o pedido.
Isaías pede ainda que sejam instaladas portas giratórias, ou detector de metal, para evitar que pessoas, não autorizadas, entrem armadas no recinto escolar. Outra medida seria que a guarda municipal pudesse usar arma de fogo, para ter condições de combater devidamente atos criminosos que possam ocorrer nas escolas.
Os vereadores Pastor Júnior e Rubens de Macedo já haviam salientado preocupação referente ao tema, nas sessões ordinárias dos dias 10 e 17 deste mês.
Rubens apresentou indicação prevendo emenda parlamentar estadual de R$ 800 mil, com objetivo de instalar equipamentos de segurança, como detectores de metais, nas escolas e creches de Cáceres.
Já o Pastor Júnior propôs que a prefeitura contrate serviço especializado de segurança nas unidades de ensino.
Todas as propostas debatidas pelos vereadores e vereadoras durante sessão desta semana podem ser conferidas no link: https://sapl.caceres.mt.leg.br/sessao/pauta-sessao/348/
Por Marcio Camilo
Imprensa Câmara de Cáceres