Vereadora propõe criação do Museu da Pecuária em Cáceres

por Marcio Camilo da Cruz publicado 13/03/2023 09h30, última modificação 13/03/2023 09h32

Vereadora Valdeníria Ferreira (PSB) defende, por meio de Indicação Parlamentar, a criação do Museu da Pecuária em Cáceres. O objetivo, segundo a autora, é valorizar a história dessa importante atividade "que vem proporcionando a elevação de nosso município ao longo dos anos". 

Valdeníria destaca que os números não mentem. Afirma que Cáceres é considerada a nova Capital do gado em Mato Grosso, "com mais de um milhão de cabeças", fazendo que a cidade tenha o maior rebanho bovino do estado, tendo a pecuária como a maior responsável pelo PIB [Produto Interno Bruto] local. 

Nesse sentido, ela defende que essa história precisa ser devidamente contada. É preciso, insiste a vereadora, expor aos moradores locais e visitantes toda a trajetória percorrida pela pecuária em Cáceres.

"Isso, desde o início dos pequenos produtores, as dificuldades encontradas, os materiais utilizados antigamente e a evolução tecnológica na produção de gado em nosso município até se tornar o maior rebanho de Mato Grosso e um dos maiores rebanhos do Brasil, colocando Cáceres em destaque no setor produtivo e divulgando a nossa cidade", enfatiza a parlamentar. 

A Indicação 161/23 de criação do Museu da Pecuária em Cáceres foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal, durante sessão ordinária da semana passada. 

A prefeitura tem até 30 dias para responder a Indicação.  

Confira na íntegra o texto da proposta: https://sapl.caceres.mt.leg.br/media/sapl/public/materialegislativa/2023/6055/criacao_do_museu_da_pecuaria.pdf


Por Marcio Camilo
Imprensa Câmara