Vereadora propõe Dia dos Povos Tradicionais de Matriz Africana em Cáceres

por Marcio Camilo da Cruz publicado 11/04/2023 16h00, última modificação 11/04/2023 16h00

A vereador professora Mazéh Silva propõe a inclusão do dia 21 de março no calendário de datas comemorativas de Cáceres como Dia dos Povos Tradicionais de Matriz Africana. A proposta faz parte da indicação 322/23, aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara, em sessão ordinária desta segunda-feira (11.04).

Mazéh salienta que a medida é importante para valorizar a cultura afro-brasileira, que, muitas das vezes acaba sendo silenciada, por conta do racismo estrutural que vigora no país.

"Mesmo com os desafios postos pelo contexto da colonização, que persistem até os dias de hoje, os padrões culturais dos povos africanos como os da língua, os rituais, os da estéticas, os alimentares e os performáticos também resistem com características próprias", avalia a professora.

Ela ressalta que no Brasil, a data foi sancionada em janeiro de 2023. Ela é considerada, segundo explica Mazéh, uma demarcação e valorização social e histórica da construção dos Povos Tradicionais de Matriz Africana no país.

"Os povos africanos, que chegaram forçadamente no território brasileiro, se constituem como uma diversidade integradora que dá continuidade às suas tradições e origens", enfatiza a vereadora.

Após aprovação pela Câmara, a proposta foi encaminhada à prefeitura de Cáceres. O Executivo tem até 30 dias para responder à indicação de Mazéh.

OUTRAS PROPOSITURAS

A parlamentar ainda teve mais três indicações aprovadas durante a sessão ordinária de segunda-feira. Confira:

- Indica ao executivo Municipal 1 ( um ) “centro comunitário no Bairro Vila Nova no Munícipio de Cáceres (Ind. n° 321/23);

- Indica ao executivo Municipal 1( um ) “parque infantil ao ar livre” no Bairro Garcês no Munícipio de Cáceres (Ind. n° 323/23);

- Indica ao executivo municipal pavimentação das ruas do Bairro Vila Nova Munícipio de Cáceres (Ind. n° 324/23).

As propostas na íntegra de Mazéh e dos demais vereadores e vereadoras podem ser conferidas através do link: https://sapl.caceres.mt.leg.br/sessao/pauta-sessao/347/