Vereadores aprovam Moção de Aplausos ao Coletivo de Mulheres Negras de Cáceres

por imprensa — publicado 09/08/2022 12h40, última modificação 10/08/2022 09h16

Uma Moção de Aplausos aprovada na Sessão Ordinária desta semana, no dia 8, e endereçada à Mesa Diretora da Câmara parabeniza o Coletivo de Mulheres Negras de Cáceres pelos relevantes serviços prestados à sociedade Cacerense e Mato-grossense durante seus 05 anos de fundação.

A autora da proposição, Vereadora Mazéh Silva, contextualiza que o coletivo foi criado em 2017, a partir da necessidade de um espaço de organização social para atuação direta na luta antirracista em Cáceres e região.

Mazéh afirma que o coletivo atua como um espaço de articulação de mulheres negras da periferia, de mulheres rurais e quilombolas e, mais recentemente, tem ampliado sua atuação e fortalecimento junto às mulheres indígenas do povo Chiquitano.

A associação tenta garantir políticas públicas de igualdade racial e de superação da violência contra as mulheres negras, ações de resgate histórico sobre as mulheres pantaneiras (negras e indígenas) e também atividades de formação sobre temas relacionados ao feminismo e sobre luta contra o racismo junto às mulheres e a juventude negra da cidade.

A Vereadora complementa que o Coletivo de Mulheres Negras de Cáceres é uma organização social, sem fins lucrativos, que reúne mulheres negras, indígenas, quilombolas, rurais, periféricas e ribeirinhas do município. A partir das diversas demandas que são acolhidas pelo Coletivo diariamente, ações de comunicação e diálogo com a sociedade são pensadas e desenvolvidas.

A Moção explica que estas ações e diálogos denunciam o racismo, machismo e outras violações sobre os corpos negros e seus territórios, com a produção de material didático sobre a situação da vida das mulheres no município.

O coletivo também atua como um espaço de controle social na exigência junto ao poder público local, regional e estadual por políticas públicas de igualdade racial, superação da violência e ações de resgate histórico sobre as mulheres pantaneiras (negras e indígenas).

Leia a Moção: https://sapl.caceres.mt.leg.br/media/sapl/public/materialegislativa/2022/5119/0739_220804011831_001.pdf