Vereadores aprovam Moção de Repúdio a atos de violência proporcionados por torcida organizada de clube da capital em partida no Geraldão
Os Vereadores da Câmara Municipal de Cáceres aprovaram, por unanimidade, na Sessão Ordinária desta semana, no dia 30, uma Moção de Repúdio a atos violentos proporcionados por torcedores de um time de futebol de Cuiabá em partida entre este e o Cáceres Esporte Clube no último fim de semana, no Estádio Geraldão.
O time local recebeu o Mixto Esporte Clube pela semifinal da Série B do Campeonato Mato-grossense no último domingo (29). Testemunhas e relatos amplamente veiculados na mídia cacerense dão conta de que, após o gol de empate do Cáceres, a torcida organizada autointitulada "Boca Suja", do time visitante, atacou, além de torcedores da equipe local, espectadores que estavam distantes da divisão entre as torcidas.
O jogo chegou a ser paralisado e a Força Tática teve de intervir, utilizando até gás de pimenta, que afetou grande parte do público presente e profissionais que trabalharam na partida em campo.
O Vereador Cézare Pastorello afirma que o esporte é enaltecido e defendido pelos Vereadores como forma de prevenção ao uso e abuso de drogas e álcool e à violência - justamente o contrário do que foi observado no jogo do Cáceres contra o Mixto, por parte dos torcedores da capital.
O Vereador Franco Valério opinou ser este um caso de polícia e chamou atenção para atos similares ao redor do mundo, com punições exemplares, em que torcidas organizadas ficam proibidas de voltar ao local da partida por meses ou até anos.
O Vereador Lacerda do Aki parabenizou o posicionamento do Vereador Franco e pediu que os colegas se colocassem no lugar de seu filho, uma criança de sete anos que foi assistir a partida e presenciou os atos de violência. Ele afirmou ser necessário cortar o mal pela raiz, evitando que novos conflitos se repitam e que a população se afaste do esporte.
A Vereador Valdeníria Dutra relatou que até o Presidente do Cáceres E.C. foi agredido, com vídeos comprovando o ato, e que ele tomará as devidas providências para buscar punições à torcida organizada. Valdeníria manifestou seu repúdio e parabenizou a população e as equipes que, fora deste ato, proporcionaram um bonito evento.
Para virar a página, o Vereador Pastor Júnior convidou os colegas e população para uma corrida de 10km, a ser realizada na Cohab Nova neste domingo (5), às 07h.