Vereadores aprovam Moção de Repúdio a atos de violência proporcionados por torcida organizada de clube da capital em partida no Geraldão

por imprensa — publicado 31/05/2022 09h20, última modificação 31/05/2022 09h39

Os Vereadores da Câmara Municipal de Cáceres aprovaram, por unanimidade, na Sessão Ordinária desta semana, no dia 30, uma Moção de Repúdio a atos violentos proporcionados por torcedores de um time de futebol de Cuiabá em partida entre este e o Cáceres Esporte Clube no último fim de semana, no Estádio Geraldão.

O time local recebeu o Mixto Esporte Clube pela semifinal da Série B do Campeonato Mato-grossense no último domingo (29). Testemunhas e relatos amplamente veiculados na mídia cacerense dão conta de que, após o gol de empate do Cáceres, a torcida organizada autointitulada "Boca Suja", do time visitante, atacou, além de torcedores da equipe local, espectadores que estavam distantes da divisão entre as torcidas.

O jogo chegou a ser paralisado e a Força Tática teve de intervir, utilizando até gás de pimenta, que afetou grande parte do público presente e profissionais que trabalharam na partida em campo.

O Vereador Cézare Pastorello afirma que o esporte é enaltecido e defendido pelos Vereadores como forma de prevenção ao uso e abuso de drogas e álcool e à violência - justamente o contrário do que foi observado no jogo do Cáceres contra o Mixto, por parte dos torcedores da capital.

O Vereador Franco Valério opinou ser este um caso de polícia e chamou atenção para atos similares ao redor do mundo, com punições exemplares, em que torcidas organizadas ficam proibidas de voltar ao local da partida por meses ou até anos.

O Vereador Lacerda do Aki parabenizou o posicionamento do Vereador Franco e pediu que os colegas se colocassem no lugar de seu filho, uma criança de sete anos que foi assistir a partida e presenciou os atos de violência. Ele afirmou ser necessário cortar o mal pela raiz, evitando que novos conflitos se repitam e que a população se afaste do esporte.

A Vereador Valdeníria Dutra relatou que até o Presidente do Cáceres E.C. foi agredido, com vídeos comprovando o ato, e que ele tomará as devidas providências para buscar punições à torcida organizada. Valdeníria manifestou seu repúdio e parabenizou a população e as equipes que, fora deste ato, proporcionaram um bonito evento.

Para virar a página, o Vereador Pastor Júnior convidou os colegas e população para uma corrida de 10km, a ser realizada na Cohab Nova neste domingo (5), às 07h.