Câmara sedia palestra de acadêmicas de Psicologia sobre ansiedade no ambiente de trabalho

por imprensa — publicado 19/11/2019 13h20, última modificação 19/11/2019 13h21

Na manhã desta terça-feira (19), a Câmara Municipal de Cáceres recebeu em seu plenário uma palestra sobre ansiedade no ambiente de trabalho, coordenada por alunas do 8º ano de Psicologia da Faculdade do Pantanal (FAPAN).

Com o apoio de slides, as acadêmicas Taila Vitória Damasceno, Tatiele de Oliveira Batista, Izabel Santos Batista da Silva e Daniela Santos Carvalho explicaram aos funcionários do Legislativo as consequências da pressão no local de trabalho, os problemas causados pelo estresse, formas de remediar a ansiedade e a depressão, e fizeram um exercício de respiração que alivia sintomas de uma crise em desenvolvimento.

Elas reforçaram a importância de haver psicólogos nas instituições para atender às necessidades dos que lá trabalham. Taila afirmou que na Câmara a presença de um psicólogo organizacional é "de suma importância, pois irá trabalhar as habilidades sociais para amenizar possíveis conflitos internos, visto que é um ambiente de divergências políticas e de opinião".No que diz respeito à saúde mental, a acadêmica explica que o psicólogo poderá ajudar a amenizar o estresse, a ansiedade e a depressão, dentre outros fatores que possam acometer os que frequentam o ambiente.

A servidora Maria Célia da Silva Borim elogiou a iniciativa das estudantes e destacou o exercício de respiração demonstrado por elas como um ponto alto da palestra. "Esse tipo de exercício ajuda quando a gente se sente pressionada, precisando entregar um trabalho ou cumprir uma tarefa e o psicológico está bagunçado", explicou. Ela cita também a pressão exercida pela população, que cobra serviço e profissionalismo dos funcionários públicos, e acredita que acompanhamentos como esse deveriam acontecer com maior frequência e atenção nos ambientes de trabalho.

Felipe Deliberaes/Assessoria de Imprensa